21.2.08

tudo se reduz a um problema de flatulência!

O aquecimento global é, actualmente, um fenómeno climático, político, social, socialmente correcto, politicamente oportuno, ecologista, eco-socio-politico-fundamentalista e, para ser mazinha, globalmente histérico! Sabemos que é um fenómeno de larga escala e que se caracteriza por um aumento global da temperatura da superfície do globo. Também sabemos que a poluição atmosférica causada pelo homem, nomeadamente, a emissão de alguns compostos derivados da combustão, tem sido a explicação dada pela comunidade científica e político-científica para o fenómeno. Isto quando discutido fora de portas! Porque quando inter pares, as discussões ficam-se pela aceitação ou não de alguns modelos matemáticos que explicam, ou não, o fenómeno. Ainda assim, depois de um Nobel e um Óscar, merece!!
Depois deste ligeiro desabafo.. o que importa: desde a revolução industrial tem sido exponencial o aumento das emissões de alguns gases para a atmosfera, p.ex., a emissão de dióxido de carbono aumentou em 31% e a de metano em 151% . Este último, o metano, além de ser 20 vezes mais potente que o CO2 enquanto poluente, é um gás produzido em condições de ausência de oxigénio por um determinado tipo de bactérias e em vários sistemas naturais, p.ex., em pântanos. Além dos pântanos, estas senhoras, as tais das bactérias, também existem nos sistemas digestivos do gado ovino e bovino. E qual é o problema? Qual é o problema?! É que estes animais, que eu passaria a apelidar de bestas, contribuem em larga escala para o aquecimento global. As vacas e os seus “gases” cheiinhos de metano são responsáveis por 23% do metano libertado para a atmosfera. Uma vaca sozinha “liberta”, por dia, entre 100 a 200 litros!!
Além das vacas, há ainda a considerar as ovelhas, que a estas eu passaria a chamar cabras, que no seu conjunto libertam 100 milhões, eu disse 100 milhões!!, de toneladas de metano para a atmosfera por ano. Se pensarmos que na Nova Zelândia existem 46 milhões de ovelhas (13 ovelhas/habitante), eles por lá devem andar bem, bem quentinhos!! Aqui, até há quem proponha a aplicação de uma taxa, digamos que.. aos gases emitidos pelo gado..
Ou seja, estas bestas e estas cabras, em conjunto, são responsáveis por 16% da poluição do planeta. Mas, não nos vamos preocupar, porque já há quem o faça por nós.. um grupo de cientistas (tinha que ser!!) está a tentar resolver o problema da flatulência do gado.. os primeiros resultados apontam no sentido de alteração da dieta (nisto, igual aos humanos!), ou seja, em vez só de pasto, realmente, que monotonia!!, erva o dia todo!!, que se passe a variar com legumes, maçã e até com vinho.. e diria eu, porque não com queijo?!
E nada como um filmezinho para ilustrar a cena!!

Sem comentários: